Ansiedade

Significado de ansiedade:

Podemos dizer que "ansiedade" pode ter várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros. 
Embora seja um sentimento que nos deixe alerta, a ansiedade pode se tornar inimiga quando estamos diante de situações que exigem nosso autocontrole, principalmente no ambiente de trabalho.
No entanto, este também é o sentimento que nos ajuda a encarar perigos e o desconhecido. Sem a ansiedade, estaríamos à mercê de nossos inimigos e não lidaríamos com algumas situações com a atenção e disposição necessária.
Positivamente falando, este é o sentimento que estimula um ator a ensaiar o suficiente para ter mais segurança para atuar e, consequentemente, menos ansiedade naquele momento. É ele que impelem os apaixonados a bolar minuciosamente seu encontro antes que ele aconteça. Também é ele que incentiva atletas a treinar e estudantes a estudar.
Porém, a ansiedade passa a atuar negativamente na vida de uma pessoa quando ela se sente a todo o momento à espera de que algo assustador aconteça. O excesso desse sentimento pode causar o efeito contrário: ao invés de estimular o indivíduo a agir, irá paralisá-lo e impedi-lo de ter reação.
Os principais sintomas de quem sofre desse mal, é estar sempre alerto e preparado para reagir a um perigo iminente. Os pensamentos sempre tendem a se voltar para a fonte da ansiedade, por mais que nós nos esforcemos para pensar em qualquer outra coisa. Estudos revelaram que, em algum momento da vida, 20% das mulheres e 8% dos homens apresentarão distúrbios de ansiedade.
Sobre o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. 

Causas:

Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.
A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.

Sintomas da Ansiedade

Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:

  • Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar)
  • Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer
  • Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho
  • Medo extremo de algum objeto ou situação em particular
  • Medo exagerado de ser humilhado publicamente
  • Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade
  • Pavor depois de uma situação muito difícil.

Tratamento da Ansiedade:

Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade:
  • Medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica)
  • Psicoterapia com psicólogo ou médico psiquiatra
  • Combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).
A maior parte das pessoas com ansiedade começa a se sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/ansiedade
           https://www.regimecerto.com.br/blog/2014/02/saiba-mais-sobre-ansiedade-e-previna-se/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu me permito não ser uma vítima

Às vezes, para viver temos que ignorar muitas pessoas

5 feridas emocionais da infância que podem persistir na idade adulta